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Produções

Artigos
  • DIBO, M. Mandala: um estudo na obra de C.G.Jung, Revista “Ultimo Andar”- caderno de Pesquisa em Ciências da Religião (versão eletrônica)-PUC-SP. São Paulo (15) 109-120 Dezembro/2006.

      Link: http://www4.pucsp.br/ultimoandar/download/Ultimo_Andar_15.pdf

  • DIBO, M. Anais 3º Congresso Brasileiro de Psicoterapia Junguiana – O fenômeno da Violência e saúde mental. EPPA- Escola Paulista de Psicologia Avançada - 5 a 8 de Novembro de 2008. Mandala: Os Efeitos de sua Aplicação do Comportamento da Atenção Concentrada p.174.

  • DIBO,M. Instrumento Psico/Religioso na Clinica Pineal Mind: Técnica do desenho da mandala. SOLTER/PUC/Minas – Belo Horizonte. 30 Congresso Internacional – Religiões em reformas:500 anos depois. Dia 10 a 13 Julho 2017.
    Link: http://www.soter.org.br/eventodinamico/index.php?evento=11

Livros
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Arteterapia e mandalas: uma abordagem Junguiana 

 Este livro trata de uma questão fundamental em nossa era: o trabalho interdisciplinar aplicado ao campo da psicoprofilaxia, da psicoterapia e da educação. Observamos atualmente profissionais de diferentes areas reunidos na busca de perspectivas terapêuticas condizentes com as ultimas descobertas cientificas, entre essas, aquelas que comprovam a interdependência de fatores psicológicos e orgânicos e a importância da educação formativa na prevenção da saúde geral. 

 Por outro lado, o avanço das ciências da religião permite uma visão aprofundada da função dos símbolos e da religiosidade em diferentes culturas na verificação, por exemplo, dos mecanismos de cura presentes em rituais religiosos. C. G. Jung, um dos mais importantes psiquiatras do século XX, fez uma importante contribuição ao trazer para o campo acadêmico o estudo das religiões ocidentais e orientais.

 Em especial, seus estudos sobre a expressão artística e sobre a mandala na manutenção do equilíbrio psicológico de pacientes neuróticos e psicóticos abriram novas perspectivas educativas e terapêuticas. As artes ganharam um novo olhar, à medida que se percebeu a função das mesmas na expressão da psique e no desenvolvimento das habilidades cognitivas e perceptivas. Vários estudiosos têm dado prosseguimento a pesquisas nessa área, integrando tradicionais mecanismos de conscientização e de cura na psicologia moderna.

 

 O conceito de símbolo é o principal elemento nesse contexto, entendido com o elemento de ligação, como a função que transcende consciência e inconsciente. Sabemos hoje que o caminho da individuação, do tornar-se não-dividido, depende intrinsecamente de nossa habilidade de desenvolvermos essa função. Nessa linha, a aplicação da mandala e da arte como recursos facilitadores desse processo é uma contribuição moderna e fundamental para o desenvolvimento harmonioso do ser humano. E é nesse contexto que esse livro, prático e bem fundamentado, se insere.

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Manual Técnica do Desenho da Mandala - Diagnóstico Simbólico

 A técnica do desenho da mandala, consagrada na leitura como expressão do self. Tem como proposta sensibilizar e viabilizar os processos de conscientização, expressão e criatividade do indivíduo, com a tentativa de recuperar o equilíbrio e o respeito por meio de uma comunicação mais fácil consigo mesmo e com a realidade exterior através das (re)descobertas do potencial criativo e simbólico do indivíduo.

 Esta destinado a revelar ao psicólogo (que vivenciou esta técnica)  impulsos, emoções, sentimentos, complexos e conflitos marcantes da personalidade. Seu principal valor consiste na capacidade de tornar patentes tendências subjacentes inibidas que o sujeito ou paciente não deseja aceitar ou não tem condições de admitir por serem inconscientes.

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Prabhã Mandala: Religião e Educação

 O uso da técnica do desenho da mandala no ensino e em diversas instituições tem sido uma experiência gratificante e enriquecedora em anos de docência. O objetivo deste livro é oferecer um instrumento para que o professor de Ensino Re- ligioso, ou mesmo de qualquer outra disciplina afim, possa usá-lo como facilitador da aprendi- zagem, criatividade, concentração e harmonia, lembrando que devem sempre ser considerados os objetivos educacionais da disciplina.

 Os objetivos com a “Técnica do Desenho da Mandala” são: proporcionar o aumento de foco, da produtividade e, ainda, mais motivação para desenvolver a criatividade. Cabe a cada docente fazer suas adequações para a disciplina trabalhada.

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Processo Integrativo pela Mandala

Procurando atender às demandas do homem contemporâneo de forma integral e transdisci- plinar, abrangendo suas dimensões biológicas, psíquicas, sociais e espirituais, dando ênfase às diferentes manifestações dos estados de consciência e o fenômeno religioso, elaborei este livro O processo integrativo pela mandala com o objetivo de apresentar este trabalho que venho realizando desde 2001.

Neste sentido, estaremos apresentando os curadores da alma que se dedicam a uma grande variedade de atividades terapêuticas. Entre eles: médicos, espiritas, sacerdotes de diversas religiões, terapeutas holísticos, curadores por escolha. O curador é uma pessoa dedicada a aliviar os males físicos e espirituais dos seus semelhantes.

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O uso da Técnica do Desenho da Mandala no Ensino Religioso - Orixás e Santos Católicos: sincretismo no Brasil

 O uso da técnica do desenho da mandala no ensino e em diversas instituições tem sido uma experiência gratificante e enriquecedora em anos de docência. O objetivo deste livro é oferecer um instrumento para que o professor de Ensino Religioso, ou mesmo de qualquer outra disciplina afim, possa usá-lo como facilitador da aprendizagem, criatividade, concentração e harmonia, lembrando que devem sempre ser considerados os objetivos educacionais da disciplina.

 Os objetivos com a “Técnica do Desenho da Mandala” são: proporcionar o aumento de foco, da produtividade e, ainda, mais motivação para desenvolver a criatividade. Cabe a cada docente fazer suas adequações para a disciplina trabalhada.

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E-Book: Espelho da Alma - Livro Mandala

 Crie o seu diário Mandálico pessoal. Um diário Mandálico só seu, para expressar seus sentimentos, percepções, pensamentos, sensações, intuições e criatividade.

 Para relembrar o passado, viver o presente e planejar o futuro.Este espaço é sagrado e serve para conectar-se com sua essência criativamente.

 Crie o habito da concentração ou melhor da ampliação de consciência com este diário Mandálico.

Tudo é permitido neste espaço. Nada é proibido ou feio.

 É um espaço para entrar em contato com suas emoções, com sua historia de vida.

 A expressão criativa é livre, espontânea e flui pelo corpo/mente/espirito.

Livros
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E-Book: Prabhã Mandala: Integração corpo, mente e espírito

 O uso da técnica do desenho da mandala no dia a dia e em diversas instituições tem sido uma experiência gratificante e enriquecedora em anos de docência. O objetivo deste livro é oferecer um instrumento para que o individuo que vivenciou esta técnica nesta oficina, possa usá-lo como facilitador da aprendizagem, criatividade, concentração e harmonia.

 Os objetivos com a “Técnica do Desenho da Mandala” são: proporcionar o aumento de foco, da produtividade e, ainda, mais motivação para desenvolver a criatividade e o bem estar. Cabe a cada individuo fazer suas adequações para a vivenciar no seu dia a dia.

Artigos
Livros
Importante:

 Como obter os livros em PDF: 

 Para obter os livros acima em PDF será agendada uma vídeo chamada ou live para auxiliar e orientar a utilização do material.

 Este investimento; orientação de uma hora como uma sessão mais livros será de R$: 200,00.

Projetos
Projetos universidades

 Projeto: Extensão Universitária: estudo de técnicas de exame psicológico.

 Descrição: Realização de grupos de estudos de técnicas e testes psicológicos com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos de graduação nesta área. Os objetivos específicos são: orientar o aluno na aplicação e interpretação de testes de personalidade e psicodiagnóstico, desenvolverem atitude ética com relação à utilização do mesmo, conhecer o acervo de testes disponíveis.

Projeto “Hora do Jogo”. Este projeto foi realizado na clínica de Psicologia na Universidade Ibirapuera no segundo semestre letivo de 2004. O objetivo deste projeto foi oferecer aos alunos dos 6 semestre a oportunidade de conhecer jogos pedagógicos oferecidos pela Universidade, com uma proposta de intervenção clínica.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monalisa Dibo (Responsável).

 Projeto “O encontro com o criativo”: O encontro com o barro – oferecer técnicas novas para o trabalho terapêutico oferecido na clínica escola da UNIb.

O símbolo animal – Apresentar teste projetivo fora do currículo oferecido na universidade “Desenhe um animal e conte uma história”

Conteúdos trabalhados: a importância do animal na psique humana, material didático, e a auto aplicação do teste.

Técnicas de pintar mandala o encontro com o geométrico, cores, concentração e organização: O que é mandala, sua importância a vivência da técnica e como trabalhar no atendimento terapêutico.

 

 Projeto: “Mandala um encontro com a ordem” – O objetivo: sensibilizar e conscientizar as pessoas no papel de “agente educacionais” nos processos e transformações necessárias na vida, mostrando novas técnicas de atuação em sala de aula com os alunos. A proposta foi oferecida para os professores do Instituto Madre Mazzarello em uma reunião pedagógica com a participação da professora de Português Sonia de Luca e professora de Psicologia Monalisa Dibo.

 Projeto: “O Pote Vazio” – Objetivo: a vivência da caminhada em busca da honestidade. Os alunos representaram o texto, através do desenho em tela, pesquisando internamente os símbolos e a morada da sua honestidade. “A felicidade está em nossas mãos basta semearmos e cultivarmos para que se torne uma arvore com bons frutos...”.

 Projeto: “Lendas e Mitos Indígenas” – Objetivo: leitura de algumas lendas indígenas, apresentação de um trabalho para a campanha da fraternidade “O índio” referente a CF/2002. Proporcionar conhecimento e reflexão sobre diversas formas de se trabalhar com a palavra, contos, mitos. Apresentar o mito e lendas indígenas como o caminho para o sagrado. Enfocar o ato de contar história como uma das possibilidades de se romper o confinamento cultural, facilitar a imaginação criadora e como fonte de ensinamento.

 Projeto: “As teorias das cores e as formas geométricas” - A proposta do projeto é a integração de diversas matérias (matemática, arte, psicologia) e a possibilidade do aluno poder entender que através da criatividade e do aprendizado poderá vivenciar sensações sentimentos e imagens, trazendo a uma possível descoberta do novo, um resgate, um ressignificado da própria historia ao próprio aprendizado.

 Projeto: “Mandala: Positivo e Negativo no Planeta Terra” Objetivo: sensibilizar e conscientizar o aluno da situação do planeta Terra nos aspectos ecológicos, econômicos, sociais, humanos. Fazer com que o aluno vivencie e através da criatividade, expresse o conteúdo trabalhado e aprendido em sala de aula.

 Projeto: Concretização do Cuidado: Objetivo:- Sensibilizar e conscientizar as pessoas no papel de “agentes transformadores” nos processos e transformações necessárias na vida, tanto no nível pessoal, como coletivo; com vistas no momento atual e para o futuro; - Desenvolver condições favoráveis para uma melhor sinergia no trabalho em sala de aula e uma maior integração com os conteúdos apresentados, como: A – Modificar atitudes e pratica pessoais, B – Perceber nos limites da capacidade de suporte do planeta Terra. C – Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio meio ambiente; D – Melhorar a qualidade de vida; E – Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos.

 Projeto: Caminho da Consciência: Objetivo: - Sensibilizar e conscientizar as pessoas no papel de “agentes transformadores” nos processos e transformações necessárias na vida, tanto no nível pessoal, como coletivo; com vistas no momento atual e para o futuro.

 Projeto: “Eu” e “mim mesmo”: Objetivo: Sensibilizar e conscientizar as pessoas para o auto conhecimento, para o enfrentamento verdadeiro de seus problemas, seus impasses, suas duvidas, suas dificuldades de relacionamento (consigo e com os outros) é todo um se deparar consigo mesmo, com a fragilidade/ força que o momento ou a circunstancia exige, sem mistificações, sem suavizações complacentes, mas todo sensibilidade e abertura para compreender cada aflição, cada perplexidade, tão rígida, tão dura... as vezes precisando nos permitir ser.- Desenvolver condições favoráveis para uma melhor compreensão no trabalho em sala de aula e uma maior integração com os conteúdos apresentados, como: A – Modificar atitudes e pratica pessoais, B – Melhorar a qualidade de vida; C – Perceber suas fragilidade/ força diante das situações do seu dia a dia.

 Projeto: O símbolo da Mandala: Objetivo: Sensibilizar e conscientizar as pessoas no papel de “agentes transformadores” nos processos e transformações necessárias na vida, tanto no nível pessoal, como coletivo; com vistas no momento atual e para o futuro; oferecer ao Professor e ao aluno a oportunidade de vivenciar uma técnica que propõe concentração, ordem e criatividade. -  Trabalhar a imaginação e a inspiração, através de uma técnica no qual o desenho, relaxamento, música e outros dados conceituais - possa servir como inspiração para a imaginação. Utilizar uma estratégia que permita um contato com estas qualidades da psique, muitas vezes desprezadas em favor da lógica e da racionalidade. Liberar valores como a ousadia e o risco, com a intenção de fortalecer a autoestima, aprimorar e incentivar a criatividade, facilitando a realização de objetivos e melhor dinâmica dos afetos nas relações pessoais.

 Projeto: Mito: Eros e Psique: Objetivo: - Promover vivencia que levam ao autoconhecimento e ao desenvolvimento pessoal, - Vivenciar a identificação com os personagens mitológicos, por meio do desenho e da leitura, reconhecendo as próprias dificuldades e buscando superá-las, através de soluções criativas; - A importância das imagens para o desenvolvimento simbólico; - A importância das técnicas expressivas para o processo de autoconhecimento; - Dar oportunidade aos alunos a entrarem em contato com o universo dos mitos e seus símbolos para o encontro do grande universo que é o inconsciente.

 Projeto: Sensação e Percepção: Objetivo: - Estimular os cincos sentidos como forma de observação, percepção e expressão de si mesmo. Visualizar nesta concepção ferramentas valiosas (desenhos, recortes, músicas, etc.) para o trabalho pessoal e profissional, uma vez que a palavra e a ausência dela são pontos centrais e referenciais primordiais da experiência do sujeito com o mundo externo e interno; - A capacidade humana de criar e simbolizar são fundamentais para o desenvolvimento da consciência individual e da compreensão do mundo. Ao proporcionar este contato com os cinco sentidos e a percepção os alunos terão a oportunidade de perceber e expressar melhor seus sentimentos.

 Projeto: “Inclusão - Deficiência” – Campanha da Fraternidade 2006 - Objetivo: Tem como tema   Fraternidade e pessoas com deficiência e como lema Levanta-te, vem para o meio! (Mc 3,3). As diversas propostas evangelizadoras, pedagógicas e psicológicas da CF-2006 e a da professora Monalisa colocam as pessoas com deficiência no centro da atenção e da reflexão e questionamento a sociedade aos adolescentes sobre atitudes e relacionamentos com as pessoas com deficiência, também observando as próprias deficiências - Representaram as deficiências indicadas com pesquisas.- A proposta foi  de vivenciar e  conscientizar do que é ser deficiente, como uma pessoa fica deficiente, quem são as pessoas deficientes e verificar que também possuímos  deficiências.

 Projeto: “Lixo Humano: Ser ou Não Ser”: Trabalho de Integração com: (Geografia, Psicologia, Português, Química, Biologia, Antropologia Cristã):- Proporcionar a reflexão e a compreensão do desenvolvimento do ser humano sob vários referenciais e em varias disciplinas e observar a interdisciplinaridade proposta no trabalho; - A reflexão sobre os vínculos estabelecidos através dos instrumentos propostos abre caminhos para a ampliação da compreensão do papel do educador-mediador para a reflexão sobre o ser humano; - Introduzir uma critica ética e instrumentalizar as pratica educativas com adolescentes; - Vivenciar uma caminhada em busca da honestidade e respeito.

 Projeto: “Linha do tempo – Buscando minha historia e aprendendo psicologia”: Objetivo: Levar os alunos a perceberem a importância do passado para construir o futuro, a valorização da união da família, a importância da busca de sua essência, do autoconhecimento permanente, o respeito e o entendimento sobre as diferenças individuais, a importância dos sonhos e acreditar nos sonhos, tornando-os realidade, identificar os desafios da vida e estimulo para a construção de um mundo melhor, mais justo, fraterno, pacifico e ecológico.

 Projeto: “Estórias para grandes e Pequenos - Planície e o abismo”:

Intenção deste trabalho é de dar auxílio, ou melhor, orientar os alunos para o exercício constante da atividade mais fundamental de qualquer ser humano – o encontro com ele mesmo, buscando assim o autoconhecimento.

 Projeto: “Sonhos... Plantar e colher...”: Objetivo: é dar a oportunidade para o adolescente observar o que sonha e o quanto os sonhos são reveladores, sensibilizando-os para transformar seus sonhos em realidade sempre que quiser que os sonos sejam criativos e como eles podem manter sua mente e seu corpo saudáveis e, ainda, como usá-los para revolver problemas. A proposta é de “Por que não começar agora a transformar seus melhores sonhos em realidade?”.

 Projeto: “Ruben Alves na Criatividade Simbólica” – Objetivo: O exercício da percepção de si mesmo, expressar informações, opiniões, transformar o conteúdo do texto verbal em imagem reproduzindo uma tela, expor pensamentos, emoções e sentimentos.

 Projeto: “Prevenção dos Transtornos Mentais”. Objetivo: Trabalho preventivo para auxiliar o aluno e seus familiares a compreensão dos distúrbios psicológicos, pois todos estão sujeitos a sofrer com Transtornos Mentais. Infelizmente, ainda existe muito preconceito e pouca informação a respeito dos que possuem algum tipo de transtorno mental. Eles são frequentes discriminados e tidos como incapaz o que traz grande sofrimento. Só a informação poderá acabar com o preconceito e aliviar o sofrimento.

 Projeto: “Caracterização por Imagens”. Objetivo: propiciar vivência e reflexões do ambiente familiar através da arte como instrumento habilitador, reabilitando e transformador. Incentivar e exercitar caminhos diferentes e significativos no processo da aprendizagem abrindo um novo horizonte para a criatividade e autoestima. Utilizar a criação de sua própria história como metáforas para autoconhecimento

Teses de graduações
Teses graduacoes

 Doutorado:

 Intervenção psicológica com mandalas: técnica do desenho de mandala em um grupo de crianças de 8 a 12 anos, vítimas de abandono, moradoras em casa de abrigo.

 Link: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_d438decdc44814650189fd7550378355

 Mestrado:

 Prabhã - Mandala: os efeitos da aplicação do desenho da mandala no comportamento da atenção concentrada em adolescentes

 Link: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_992f2920b0754e2999e68de0f131512c

 Tese:
Mandala: um estudo na obra de C. G. Jung

 Link: https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13184

 Prabhã - Mandala: os efeitos da aplicação do desenho da mandala no comportamento da atenção concentrada em adolescentes.

 Link: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2036

 Link: https://silo.tips/download/monalisa-dibo-doutoranda-em-ciencias-da-religiao-puc-sp

 Link: https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13271

 Quem é João de Deus "John of God"
Link: https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/16971

 Instrumento religioso na educação: Técnica do desenho da Maṇḍala

 Link: http://www.conacir.com.br/p/atencao-esta-listagem-nao-e-definitiva.html

 Congresso Internacional da SOTER - Religiões em reforma 500 anos depois -  2017

 Instrumento psico/religioso na clinica pineal mind: técnica do desenho da mandala

 Link: https://www.soter.org.br/eventodinamico/documentos/documento-RL6DpeVimIAFsovN.pdf

 

 Anais do II Simpósio Internacional da ABHR – XV Simpósio Nacional da ABHR – UFSC/Florianópolis (2016) - História, gênero e religião
Link: https://abhr.com.br/wp-content/uploads/2020/12/ABHR-2016-Volume-1.pdf

 

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© Monalisa Dibo 2022

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